Perguntas frequentes

O que são calçados de segurança e o que os difere dos calçados normais?


O Calçado de Segurança é um EPI (Equipamento de Proteção Individual), devidamente atestado pelo Ministério do Trabalho através de emissão de Certificado de Aprovação, de uso obrigatório que deve ser utilizado sempre que o trabalhador estiver em seu local de trabalho. Sua principal função é manter os pés do trabalhador protegidos de qualquer perigo externo, como objetos cortantes, pregos, chão escorregadio, queda de objetos, entre outros. Os Calçados de Segurança, também conhecidos como Botas de Segurança, Botinas de Segurança ou Sapatos de Segurança são muito utilizados na construção civil, em cozinhas industriais, indústrias químicas, montadoras, metalúrgicas, fábricas em geral e todo tipo de ambiente de trabalho que ofereça algum risco de lesão e acidente para os pés do trabalhador. A grande diferença com relação aos calçados convencionais é que no caso do calçado de segurança alguns requisitos são exigidos perante normativa para aprovação em laudo tecnico pelos laboratórios credenciados e posteriormente a emissão do C.A. pelo Ministério do Trabalho. Outra caracteristicas em calçados de segurança são os acessórios opcionais como biqueira, palmilha antiperfuro, solado funcional, entre outras características que não são encontradas em calçados convencionais.




Quais biqueiras podem ser utilizadas?


A biqueira de aço é sem dúvida a mais conhecida quando o assunto é calçados de segurança. Porém o mercado conta com biqueiras feitas em outros materiais. As mais conhecidas são: - Biqueira de PVC - Biqueira de aço - Biqueira de composite Outros materiais nos quais são fabricadas biqueiras: - Biqueira termoplástica - Biqueira de aluminio - Biqueira de fibra de vidro




Quais as principais características da microfibra Micro-E?


A Estival foi pioneira na produção de calçados em microfibra no Brasil fabricando para grandes marcas como Uvex, Audi, Ferrari, Maserati, BMW, Mercedes Bens, entre outras. A microfibra Micro-E oferece: - Maior durabilidade. Calçados confeccionados em microfibra duram em média 3x mais. - Sustentável. Material ecológico feito a partir de fibras naturais livre de substâncias tóxicas. - Resistência. Material mais resistente que o couro em abrasão e rasgamento. - A microfibra oferece alta resistência em contato com óleos e combustíveis. - 35% mais leve que o couro e extremamente flexível. - Os microporos da microfibra permitem que o calçado consiga dissipar o calor dos pés. - Calçados feitos em microfibra são mais fáceis de limpar e seu desgaste é menor. - Tratamento hidrofugado no qual dificulta a entrada de líquidos. - Produtos químicos. Material resistente a vários produtos químicos.




Quais as principais características do Solado Estival?


O solado presente nos calçados Estival foi inspirado no desempenho dos melhores pneus do mundo e para garantir a melhor performance para suas atividades. é resultado de pesquisas.




Quais as características dos calçados para Eletricista?


A Estival fabrica calçados voltados para eletricista que trabalham diretamente com a instalação e manutenção de redes elétricas e, além de qualificação e supervisão, necessitam de cautela para não correr riscos.
Além de proteger as mãos com luvas revestidas de borracha e a cabeça com capacetesrevestidos, o profissional não pode se esquecer dos membros inferiores, utilizando sempre botinas de segurança com solado de borracha e sem componentes metálicos.

Os calçados para eletricista visam evitar ferimentos na região dos pés, e contêm isolamento contra choques elétricos. Ao utilizar as botinas de segurança, o eletricista aumenta a resistência contra a passagem de corrente elétrica, caso entre em contato com um circuito energizado. Assim, o profissional garante maior nível de segurança para realizar seu trabalho.Vale ressaltar que as botinas de segurança não são um equipamento de proteção individual exclusivo para eletricistas, e diversos outros profissionais que exercem atividades que oferecem riscos também devem usar o dispositivo. Para cada tipo de trabalho, existem modelos diferentes e resistentes para proteger os pés: seja com biqueiras feitas de aço, com palmilhas antiperfurantes de aço, com resistência térmica, ao fogo, a óleos ou a produtos químicos.




Quais as características dos calçados ESD (Condutivo e Antiestático)?


Os calçados ESD (Antiestático/dissipativo e condutivo) são voltados para atividades que necessitam de descarga de energia eletrostática. Para empresas que manuseiam equipamentos eletrônicos sensíveis como microchips e outros componentes é extremamente importante o controle de descarga eletrostática humana para não danifica-los. Nesse caso é aconselhável o calçado Antiestático/Dissipativo. Para empresas que trabalham com risco de explosão e incêndio como laboratórios, postos de gasolina, indústrias químicas, silos, entre outros é indispensável o uso de equipamentos ESD. Nesse caso é aconselhável o calçado Condutivo. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe técnica. Clique aqui e veja toda linha de calçados ESD (Antiestático/Dissipativo e Condutivo).




Medida das embalagens


►Temos 3 tipos de EMBALAGEM INDIVIDUAL: - Plástica - Caixa de papelão para calçado convencional - Caixa de papelão para bota de cano alto ►Temos 3 tipos de EMBALAGEM COLETIVA: - Caixa para Botas (AP1009, AP1003, AD5000, entre outras botas de cano alto) Comprimento 63cm x Largura 35cm x Altura 46cm - Caixa para Sapatos e Botas de cano médio (EN1007, AD6000, WO1003 Nobuck, entre outros) Comprimento 66cm x Largura 52cm x Altura 38cm - Caixa para Sapatos e Botinas com embalagem individual plástica (WO1001, WO1002, WO1004, entre outros) Comprimento 43cm x largura 35cm x Altura 55cm




O que significa C.A.?


Todo EPI, seja ele nacional ou importado, antes de ser comercializado deve-se adquirir seus respectivos Certificados de Aprovação (C.A.). O Certificado de Aprovação é um documento no qual o próprio Ministério do Trabalho atesta determinado produto para uso profissional. Nsse documento consta um código onde é possível verificar entre outras coisas a validade do C.A. Sem o Certificado de Aprovação um produto não é considerado item de proteção individual. Clique aqui e veja nossa linha completa de produto.




O que são calçados ocupacionais, de proteção e de segurança?


Existem 3 tipos de calçados que podem ser utilizados como EPI. São eles: Ocupadional - São calçados feitos para uso em atividades que não exponha o trabalhador a riscos eminentes como setores administrativos, limpeza leve, entre outros. Geralmente os calçados ocupacionais são equipados com biqueira plástica fina com resistência baixa e não devem ser utilizados em setores que podem comprometer a integridade física do usuário. A Estival fabrica calçados ocupacionais. Segurança - São calçados confeccionados com o intuito de proteger o trabalhador de perigos eventuais como queda de objetos no pé ou agentes cortantes. É comumente usado em vários segmenteos principalmente industrias e construção civil. Calçados de segurança são equipados com biqueiras que supertam 200 joules, sendo ela de aço ou composite. A Estival fabrica calçados de segurança. Proteção - Calçados de proteção possuem a mesma característica dos calçados de segurança porém a proteção das biqueiras é de 100 joules, ou seja metade do exigido para calçados de segurança. Poucos fabricantes confeccionam esse tipo de calçado. A Estival não fabrica calçados de proteção.




Quais os cuidados devo ter para conservar meu calçado de segurança?


Para conservar e aumentar a vida útil do seu calçado alguns cuidados devem ser tomados como: - DEIXE SEU CALÇADO AREJAR Sempre que chegar do trabalho deixe seu calçado em local seco para arejar. Isso ajuda a evitar proliferação de miro0organismos e mau cheiro. Lembre-se de não deixar a meia dentro do calçado. -ALTERNE O USO Para maior vida útil do calçado recomendamos que não utilizr todos os dias o mesmo calçado. O ideal é que o trabalhador tenha 2 pares e alterne o uso entre eles. Se não for possível, alterne o uso das palmilhas de conforto. -DEIXE SEU CALÇADO SECAR NATURALMENTE Caso seu calçado molhe por algum motivo, deixe-o secar em local seco e arejado. Evite seca-lo na máquina ou ao sol. -DICAS DE LIMPEZA PARA CALÇADOS EM COURO Para evitar ressecamento, mau cheiro e proliferação de micro-organismos os calçados feitos em couro não devem ser lavados diretamente. Use pano úmido e limpo para higieniza-lo uma vez por semana. Se possível utilize graxas e pomadas para manutenção periódica do calçado. -DICAS DE LIMPEZA PARA CALÇADOS EM MICROFIBRA Calçados feitos em microfibra podem ser lavados com água e detergente neutro. Porém o indicado é que seja higienizado com escova de cerdas macias ou pano úmido para não perder a elasticidade, maciez e resistência. Não seque o calçado próximo a fontes de calor como fogões, caldeiras ou ao sol. -NUNCA TIRE O CALÇADO PISANDO NA PARTE TRASEIRA Quando for retirar o calçado dos pés use sempre as mãos. Nunca pise na parte traseira, isso pode danificar peças internas e ocasionar lesões.




Devo usar o número correto ou numeração a mais? E no caso de calçado com biqueira composite?


Não. Use sempre calçados com sua numeração correta. Usar numerações maiores ou menores pode causar desconforto ou lesões nos pés. Os calçados Estival possuem características anatômicas ideiais para os pés do usuário, sendo assim mesmo que tenha biqueira composite deve-se usar a numeração normal.




Cuidados com os pés


Os pés são uma parte do corpo que, devido as inúmeras tarefas do dia-a-dia, nem sempre nos lembramos de cuidar como deveríamos. Quando isso acontece, o resultado pode ser visto e sentido: pele grossa, ressecamento, descamação, formação de calos, frieiras, micoses, formação de odores e, em casos mais graves, rachaduras e até sangramentos. Seque e areje seus calçados depois de usá-los, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. Previna-se! Se você transpira muito nos pés, use produtos como pó-pédico, antisséptico, para evitar proliferação de fungos, e desodorantes próprios. Há várias opções disponíveis no mercado.





Não encontrou o que procurava

sobre EPI? 

Entre em contato

NOSSA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA TE ATENDER

ESTIVAL Importação & Exportação Ltda

Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2580 - Distrito Industrial - Franca/SP - CEP: 14.406-075 - Tel.: 16 3713 7300

Estival GmbH

Lindberghstrasse 5 – 40764 – Langenfeld – Germany 
Phone: + 49 2173 8549150 / Fax: + 49 2173 977937

Televendas:

0800-3407300

Depto Comercial:

+55 16 3713 7300

E-mail:

estival@estivalshoes.com

© 2020 Estival Importação & Exportação LTDA. Copyright - Todos os direitos reservados.