• Estival Shoes

Saiba a diferença entre as biqueiras de aço e composite

Calçados de segurança são caracterizados por aspectos específicos pensados para manter a integridade física do trabalhador.


Um dos itens mais conhecidos desses calçados é biqueira de proteção.


Quer saber mais sobre calçados de segurança? Continue lendo.



Geralmente quando se fala em calçados de segurança vem a nossa cabeça aquelas tradicionais botinas de elástico com biqueira de aço usada pelo seu pedreiro, seu mecânico, seu eletricista entre outros profissionais não é verdade?


Isso se deve ao fato de que durante muito tempo os calçados de segurança foram equipados unica e exclusivamente com biqueira de aço para proteger o colaborador de eventuais acidentes de trabalho.


Por esse motivo a biqueira de aço é tão conhecida nas atividades profissionais principalmente pelos técnicos e engenheiros de segurança.


Porem há algum tempo surgiu uma alternativa a tradicional biqueira de aço, a biqueira Composite.

Nesse post vamos mostrar diferenças e características dessas duas biqueiras que ainda são dúvida para muita gente.


Biqueira de aço

Começando pela mais tradicional das biqueiras de proteção, a biqueira de aço.


Em suma, o aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Ferro, 0,5 a 1,7% Carbono e traços de Silício, Enxofre e Fósforo.


Amplamente conhecida no mercado de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), a biqueira de aço oferece extrema proteção para o usuário contra queda de objetos pesados e cortantes, contato com produtos químicos, entre outros perigos.


Grande parte dos usuários de calçado de segurança optam pela biqueira de aço.


Assim como qualquer biqueira de proteção, a biqueira de aço é colocada na parte dianteira dos calçados ainda no processo de fabricação. Sendo assim não é possível a retirada da biqueira sem danificar o calçado.



Para ser aceita como componente para calçados de segurança, a fabricação de biqueira de aço segue rigorosamente a legislação.


Ela deve suportar impactos no nível de energia de no mínimo 200J (duzentos joules) e contra a carga de compressão de no mínimo 15KN.


Caso ocorra acidente com queda de objeto pesado no pé do trabalhador, a biqueira de aço do calçado de segurança não pode amassar ou mesmo causar o "efeito guilhotina" no qual o material pressiona os dedos do usuário e acaba cortando.


A principal queixa dos usuários de calçados com biqueiras de aço é o peso, principalmente para trabalhadores que executam suas atividades de pé.


Outro fator apontado por esses usuários é com relação a porta giratória com sensor detector de metais de agências bancárias.



Biqueira Composite


Criada como alternativa, a biqueira composite pode substituir a biqueira de aço como componente de proteção.


De desconhecida a principal concorrente da biqueira de aço, a biqueira Composite é feita a partir de um composto de fibra de carbono, vidro e poliéster especial sem componentes metálicos, e possui a mesma resistência da biqueira de aço, impactos no nível de energia de no mínimo 200J (duzentos joules) e contra a carga de compressão de no mínimo 15KN.


A principal vantagem com relação a biqueira de aço é o peso. A biqueira Composite é cerca de 35% mais leve em comparação a biqueira de aço.


Segundo estudos, o trabalhador que se sente mais a vontade no setor produz 28% mais e a leveza e o conforto do calçado de segurança está diretamente ligado a produtividade.


Outro ponto positivo é que como não possui elementos metálicos, a biqueira Composite não é detectável em sensores de portar giratórias e não conduz eletricidade, sendo essa perfeita para uso em calçados para eletricistas ou profissionais que lidam com energia elétrica.


A desvantagem é que, como é menos difundida atualmente no mercado de EPI que a biqueira de aço, a biqueira Composite tem custo maior em comparada a sua principal concorrente.

Além das biqueiras de aço e Composite existem outras opções como:


- Biqueira PVC

- Biqueira Termoplástica

- Biqueira de alumínio

- Entre outras


Seja qual for o tipo de biqueira as informações relacionadas a ela deve constar no C.A. (Certificado de Aprovação) do Sapato de Segurança para comprovar que o EPI foi produzido dentro das normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.


Todos os calçados da Estival possuem Certificado de Aprovação.



Além da biqueira, outros componentes podem ser colocados no calçado como palmilha antiperfuro por exemplo.


O tipo de biqueira e a resistência que ela oferece definem se o calçado será ocupacional, de segurança ou de proteção.


Mas esse é assunto para outro post.





0 visualização

Entre em contato

NOSSA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA TE ATENDER

ESTIVAL Importação & Exportação Ltda

Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2580 - Distrito Industrial - Franca/SP - CEP: 14.406-075 - Tel.: 16 3713 7300

Estival GmbH

Lindberghstrasse 5 – 40764 – Langenfeld – Germany 
Phone: + 49 2173 8549150 / Fax: + 49 2173 977937

Televendas:

0800-3407300

Depto Comercial:

+55 16 3713 7300

E-mail:

estival@estivalshoes.com

© 2020 Estival Importação & Exportação LTDA. Copyright - Todos os direitos reservados.