Estival Shoes
Os perigos dos choques elétricos
Quando se fala em atividades relacionadas a energia elétrica todo cuidado é pouco. Esse tipo de atividade expõe o trabalhador a riscos que vão desde queimaduras até lesões que podem levá-lo a morte.
É de extrema importância que o trabalhador seja bem treinado, siga as orientações da segurança do trabalho e utilize os EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados a sua atividade sem exceção.
Continue lendo e veja os perigos dos choques elétricos.

O que é um choque elétrico?
Em poucas palavras, o choque elétrico é um fenômeno causado pela corrente elétrica que atravessa o corpo. Por ser material condutor, quando a corrente elétrica entra no corpo humano ela é conduzida a terra ou ao elemento condutor mais próximo. Quando percorre o corpo humano, sentimos uma espécie de formigamento.
Sabe aquele choque que todo mundo já tomou em casa seja mudando eletrodomésticos de lugar ou quando encosta em um fio desencapado? Pois é desse mesmo choque que estamos falando.
O que determina as conseqüências do choque é a intensidade da corrente elétrica. Mais adiante vamos falar sobre o que pode acontecer quando se toma choque elétrico
Lembrando que, corrente elétrica não deve ser confundida com energia estática.
Quais os riscos dos choques elétricos?
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior.
Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com a corrente elétrica, um fio desencapado por exemplo.
A intensidade depende de alguns fatores como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo.
A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um.
Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena.
O que pode acontecer quando a corrente elétrica passa pelo corpo humano:
- Pequeno formigamento,
- Dores,
- Espasmos e contrações musculares,
- Alteração nos batimentos cardíacos,
- Parada respiratória,
- Queimaduras,
- Morte.
Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.
Outro fator que pode causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente faz.
O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular.
Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.
A prevenção é a maior arma contra os acidentes de trabalho.
Veja também:
A cada 3 horas e 40 minutos uma pessoa morre por acidente de trabalho
Conheça os 5 maiores acidentes de trabalho da história!
Os principais EPIs para eletricista
Veja abaixo quais são os principais EPIs para uso eletricista:
- Capacete de segurança classe B
- Botina de segurança
- Luva de Segurança
- Manga Isolante de Borracha
- Cinto de Segurança
- Protetor Facial Contra Arco Elétrico
- Vestimentas Especiais
Além dos equipamentos corretos, são necessárias medidas preventivas e treinamento adequado para manter a segurança dos profissionais.
Tanto o trabalhador quanto a segurança do trabalho devem saber a finalidade de cada EPI. A principal função do calçado eletricista, por exemplo, é impedir a entrada de corrente elétrica pelos pés e, quando ela entrar por outro membro, isola-la para que os danos sejam minimizados.
E aí, gostou do post de hoje? Compartilhe em suas redes sociais.