• Estival Shoes

Os perigos dos choques elétricos

Quando se fala em atividades relacionadas a energia elétrica todo cuidado é pouco. Esse tipo de atividade expõe o trabalhador a riscos que vão desde queimaduras até lesões que podem levá-lo a morte.


É de extrema importância que o trabalhador seja bem treinado, siga as orientações da segurança do trabalho e utilize os EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados a sua atividade sem exceção.


Continue lendo e veja os perigos dos choques elétricos.



O que é um choque elétrico?


Em poucas palavras, o choque elétrico é um fenômeno causado pela corrente elétrica que atravessa o corpo. Por ser material condutor, quando a corrente elétrica entra no corpo humano ela é conduzida a terra ou ao elemento condutor mais próximo. Quando percorre o corpo humano, sentimos uma espécie de formigamento.


Sabe aquele choque que todo mundo já tomou em casa seja mudando eletrodomésticos de lugar ou quando encosta em um fio desencapado? Pois é desse mesmo choque que estamos falando.


O que determina as conseqüências do choque é a intensidade da corrente elétrica. Mais adiante vamos falar sobre o que pode acontecer quando se toma choque elétrico


Lembrando que, corrente elétrica não deve ser confundida com energia estática.



Quais os riscos dos choques elétricos?


Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior.


Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com a corrente elétrica, um fio desencapado por exemplo.

A intensidade depende de alguns fatores como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo.


A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um.


Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena.


O que pode acontecer quando a corrente elétrica passa pelo corpo humano:


- Pequeno formigamento,

- Dores,

- Espasmos e contrações musculares,

- Alteração nos batimentos cardíacos,

- Parada respiratória,

- Queimaduras,

- Morte.


Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.

Outro fator que pode causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente faz.


O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular.


Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.


A prevenção é a maior arma contra os acidentes de trabalho.


Veja também:

A cada 3 horas e 40 minutos uma pessoa morre por acidente de trabalho

Conheça os 5 maiores acidentes de trabalho da história!



Os principais EPIs para eletricista


Veja abaixo quais são os principais EPIs para uso eletricista:


- Capacete de segurança classe B

- Botina de segurança

- Luva de Segurança

- Manga Isolante de Borracha

- Cinto de Segurança

- Protetor Facial Contra Arco Elétrico

- Vestimentas Especiais



Além dos equipamentos corretos, são necessárias medidas preventivas e treinamento adequado para manter a segurança dos profissionais.


Tanto o trabalhador quanto a segurança do trabalho devem saber a finalidade de cada EPI. A principal função do calçado eletricista, por exemplo, é impedir a entrada de corrente elétrica pelos pés e, quando ela entrar por outro membro, isola-la para que os danos sejam minimizados.


E aí, gostou do post de hoje? Compartilhe em suas redes sociais.

34 visualizações

Entre em contato

NOSSA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA TE ATENDER

ESTIVAL Importação & Exportação Ltda

Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2580 - Distrito Industrial - Franca/SP - CEP: 14.406-075 - Tel.: 16 3713 7300

Estival GmbH

Lindberghstrasse 5 – 40764 – Langenfeld – Germany 
Phone: + 49 2173 8549150 / Fax: + 49 2173 977937

Televendas:

0800-3407300

Depto Comercial:

+55 16 3713 7300

E-mail:

estival@estivalshoes.com

© 2018 Estival Importação & Exportação LTDA. Copyright - Todos os direitos reservados.