• Estival Shoes

Conheça a Biqueira Composite

Indispensável para garantir a segurança e integridade física do trabalhador, os calçados de segurança são equipamentos de proteção de extrema importância na rotina diária de milhões de pessoas ao redor do mundo.


Com o avanço tecnológico os calçados de segurança também evoluíram e passaram a ser mais resistentes, confortáveis e seguros devido a acessórios e matérias-primas avançadas, entre elas a Biqueira Composite.


Quer saber mais sobre a biqueira Composite? Continue lendo.



O que é um calçado de segurança?


Antes de mais nada vamos ao conceito de calçado de segurança.


Chamados também de sapato de segurança, bota de segurança ou botina de segurança, o calçado de segurança é um equipamentos de proteção individual (EPI) de uso obrigatório que tem como função proteger os pés dos usuários de fatores externos que possam ameaçar sua integridade física seja qual for seu ambiente de trabalho.


São muito usados na construção civil, em cozinhas industriais, indústrias químicas, montadoras, metalúrgicas, fábricas em geral e todo tipo de ambiente de trabalho que ofereça algum risco de lesão e acidente com objetos cortantes, pregos, chão escorregadio, objetos caindo, entre outros.


O que difere o calçado de segurança de um calçado convencional é o C.A. (Certificado de Aprovação), no qual para ser certificado pelo Ministério do Trabalho o calçado deve passar por vários testes e seguir orientações normativas em sua construção.


O C.A. deve ter seu número de identificação visível no calçado para que possa ser verificado com facilidade.


Calçados equipados com biqueira termoplástica ou PVC são considerados calçados ocupacionais.


Já os calçados equipados com biqueiras mais rígidas que suportam impactos no nível de energia de no mínimo 200 J e contra a carga de compressão de no mínimo 15 kN são considerados calçados de segurança. Dentre as mais conhecidas estão as biqueiras de aço e Composite.


A biqueira Composite é produzida a partir de compostos plásticos de alta performance e extrema resistência, fibra de carbono e poliéster especial. O grau de proteção que ela oferece se equipara a biqueira de aço, porém com algumas vantagens:


- Leveza: A biqueira Composite chega a ser até 35% mais leve que a biqueira de aço;

- Comodidade: Ela não aciona mecanismos detectores de metais em bancos ou aeroportos;

- Perfeito para eletricistas: Não conduz eletricidade;


Veja também: Saiba a diferença entre as biqueiras de aço e composite




A biqueira Composite Estival é feita sob medida para que o trabalhador utilize seu número correto sem a necessidade de comprar calçados de numeração maior.


Antes de ser colocada no calçado ainda no processo produtivo, as biqueiras Composite são submetidas a rigorosos testes de qualidade e resistência em nosso laboratório interno e departamento de qualidade.


A aplicação da biqueira Composite é feita diretamente no calçado ficando localizada entre a forração interna e a matéria-prima externa (couro, microfibra, etc) sendo assim impossível retira-la sem danificar o calçado. Um acabamento emborrachado na extremidade da biqueira faz com que ela seja imperceptível ao usar o calçado.


Como saber se a biqueira Composite ou aço?


Ao apertar externamente a parte dianteira de algum calçado equipado com biqueira de proteção percebemos que a resistência é a mesma, bem rígida.


Porém alguns fatores podem diferenciar as biqueiras de aço e Composite como:


- Leveza: Para os mais experientes, que já estão acostumados a manusear calçados de segurança, a leveza pode dar indícios que o calçado pode estar com biqueira Composite. Esse é um método pouco confiável já que o peso do calçado vai depender também do solado e matérias-primas utilizadas em sua composição.

- Imã: Esse é um dos métodos mais utilizados. Por ser fabricada a partir de compostos plásticos, a biqueira Composite não possui elementos metálicos em sua composição que por sua vez não atrai objetos magnéticos. Usando um imã podemos facilmente identificar se a biqueira é Composite ou aço.


Atualmente existem biqueiras de Alumínio que também não são atraídas por imãs por serem materiais chamados paramagnéticos, mas isso falaremos em outro post futuramente.


- Detector de metais: Esses equipamentos eletrônicos detectam rapidamente se o calçado possui acessórios metálicos.


Atualmente a biqueira Composite é a principal alternativa para quem deseja substituir a tradicional biqueira de aço.


Fique ligado no Blog Estival que em breve traremos mais informações sobre tecnologia.




0 visualização

Entre em contato

NOSSA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA TE ATENDER

ESTIVAL Importação & Exportação Ltda

Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2580 - Distrito Industrial - Franca/SP - CEP: 14.406-075 - Tel.: 16 3713 7300

Estival GmbH

Lindberghstrasse 5 – 40764 – Langenfeld – Germany 
Phone: + 49 2173 8549150 / Fax: + 49 2173 977937

Televendas:

0800-3407300

Depto Comercial:

+55 16 3713 7300

E-mail:

estival@estivalshoes.com

© 2020 Estival Importação & Exportação LTDA. Copyright - Todos os direitos reservados.