• Estival Shoes

Como vender calçados Estival pelo Instagram?

Veja dicas para montar uma "loja" na rede social e impulsionar seu negócio.


A rede social, que conta com um recurso para compras direto na plataforma, é especialmente útil para pequenos e médios negócios que precisam maximizar seu alcance.


A seguir, confira 9 dicas importantes para montar uma loja no Instagram.


Ergonomia Estival

1. Tenha um perfil comercial


O primeiro passo para vender no Instagram é criar um perfil comercial.


Contas comerciais permitem analisar métricas como alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil.


Também é possível obter dados sobre o público que segue a página, incluindo localização, gênero, idade, faixa etária e períodos de maior atividade na plataforma. Donos de perfis business podem, ainda, promover posts.


Não sabe como tornar sua conta comercial? Veja abaixo:


Passo 01: Faça login no seu perfil do Instagram. Na sequência, clique na caixa com três risquinhos que fica do lado direito da tela.

Passo 02: Na tela seguinte, toque na aba de configurações.

Passo 03: No menu que será aberto, clique em conta.

Passo 04: Clique na opção “mudar para conta comercial” ou cadastrar-se para uma conta comercial caso deseje criar um perfil de Instagram para sua marca do zero.

Passo 05: Hora de configurar sua conta com a opção que melhor descreve a sua marca. Em um perfil de Instagram comercial, você pode optar entre criador de conteúdo ou empresa.

Passo 06: Fez sua escolha? Preencha as informações da tela. Você provavelmente será direcionado para a área de login no Facebook após fazer isso e poderá vincular essa rede com sua conta comercial no Instagram.

Passo 07: Assim como em uma fanpage, é preciso selecionar qual categoria melhor representa o seu negócio. Caso opte pelo perfil de figura pública, é possível exibir o rótulo na sua bio do perfil.

Passo 08: Tudo certo? Ao clicar no campo “mudar para conta comercial”, você precisará confirmar algumas informações da sua conta.

Atenção: não esqueça de fazer a integração da sua comercial do Instagram com a página profissional da sua empresa no Facebook.


É muito importante fazer essa configuração, afinal, é por meio do gerenciador de negócios do Facebook que você poderá criar anúncios e campanhas para o perfil de Instagram comercial da sua empresa e terá acesso à várias informações.


Por que ter uma conta comercial no Instagram?


Criar um perfil de Instagram comercial é ter um mundo de possibilidades para alavancar a presença digital do seu negócio em uma rede com enorme potencial de engajamento, relacionamento com o público e conversão.


Ao contrário de uma conta pessoal, a comercial oferece uma série de recursos para as empresas utilizarem de forma estratégica, tais como:


• Acesso às estatísticas e métricas de alcance, visualizaçõe, views, cliques, interações, respostas e muito mais;

• Conhecimento de informações mais aprofundadas do público da sua página e das próprias atividades dos seguidores;

• Acesso aos dados demográficos dos seguidores, com informações como gênero, localização, idade e país.


Ou seja: criar um perfil comercial no Instagram é algo que pode impulsionar sua estratégia e te oferecer vários insights em relação à entrega do conteúdo, ao desempenho das publicações, ao comportamento dos seguidores e outras informações relevantes.


Você poderá descobrir a quantidade de posts salvos por usuários, número de visualizações e interações nos stories, quantidades de cliques no link para o site e, consequentemente, ter mais conhecimento sobre seu público e base para planejar as ações da sua marca.




2. Bio persuasiva


Com a conta devidamente configurada, é preciso descrever o seu negócio na bio do Instagram.


A descrição não deve deixar dúvidas sobre o segmento em que sua loja atua e os produtos que você oferece.


Após selecionar a categoria do seu negócio no Instagram e configurar o seu perfil para conta comercial, é hora de dar vida para essa rede social, deixando-a com a cara da sua loja e um dos passos mais importantes nessa etapa é a criação da bio do Instagram.


Afinal, como criar uma descrição perfeita do seu negócio em poucas palavras e impactar o visitante em poucos segundos?


Essa tarefa pode parecer simples, mas é um desafio e tanto e sem dúvidas, deixará a primeira impressão do seu negócio na cabeça dos seus clientes e parceiros em potencial.


Listamos algumas informações relevantes para te ajudar a construir uma bio persuasiva para o Instagram do seu negócio. Olha só:


• Nome da empresa;

• Nicho de atuação;

• Endereço;

• Descrição curta do negócio;

• Links de site, redes sociais e canais estratégicos;

• Telefone de contato;

• E-mail;

• Hashtags relevantes;

• Chamadas para ação, entre outras.


⚠️Importante: A bio do Instagram tem um limite de 150 caracteres. Portanto, vale fazer um exercício na hora de criar a sua.


Use e abuse dos recursos extras que podem ser configurados no menu “editar perfil” da sua bio.


Ao clicar neste link, você pode configurar um botão de ação para direcionar os leads que visitam seu Instagram para o site da sua empresa, seu blog ou até mesmo para aplicativos.


Caso sua loja tenha e-commerce, é importante incluir o link da loja virtual na bio. Se precisar agregar múltiplos links, experimente recorrer a ferramentas como Linktree.



3. Use hashtags


As hashtags são a principal forma de indexação de conteúdo no Instagram. Em outras palavras é uma forma de categorizar conteúdos referentes a um mesmo tópico.


Quando bem utilizada, essa ferramenta pode atrair novos seguidores até sua página e ajudar a alavancar o número de vendas.


Se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, por exemplo, verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado. Ao fazer a pesquisa por hashtags todos os conteúdos que usaram a hashtag aparecem em um feed especial para você.


Para isso, pesquise as principais hashtags usadas no seu nicho de mercado e adicione-as ao seus posts. Se estiver com dificuldade, experimente utilizar o site Tags Finder.


Desta forma, as pessoas que seguem a hashtag poderão visualizar o post e chegarão até o seu perfil com maior facilidade. Se a página oferecer conteúdos de valor, fotos de qualidade e descrições completas, é possível que você ganhe um cliente.


Dicas de como usar as hashtags:

- Não polua sua legenda com #’s

O que queremos dizer com “não poluir a legenda”? Há dois pontos principais:

#Não #Separe #Frases!