Estival Shoes
Como vender calçados Estival pelo Instagram?
Veja dicas para montar uma "loja" na rede social e impulsionar seu negócio.
A rede social, que conta com um recurso para compras direto na plataforma, é especialmente útil para pequenos e médios negócios que precisam maximizar seu alcance.
A seguir, confira 9 dicas importantes para montar uma loja no Instagram.

1. Tenha um perfil comercial
O primeiro passo para vender no Instagram é criar um perfil comercial.
Contas comerciais permitem analisar métricas como alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil.
Também é possível obter dados sobre o público que segue a página, incluindo localização, gênero, idade, faixa etária e períodos de maior atividade na plataforma. Donos de perfis business podem, ainda, promover posts.
Não sabe como tornar sua conta comercial? Veja abaixo:
Passo 01: Faça login no seu perfil do Instagram. Na sequência, clique na caixa com três risquinhos que fica do lado direito da tela.

Passo 02: Na tela seguinte, toque na aba de configurações.

Passo 03: No menu que será aberto, clique em conta.

Passo 04: Clique na opção “mudar para conta comercial” ou cadastrar-se para uma conta comercial caso deseje criar um perfil de Instagram para sua marca do zero.

Passo 05: Hora de configurar sua conta com a opção que melhor descreve a sua marca. Em um perfil de Instagram comercial, você pode optar entre criador de conteúdo ou empresa.

Passo 06: Fez sua escolha? Preencha as informações da tela. Você provavelmente será direcionado para a área de login no Facebook após fazer isso e poderá vincular essa rede com sua conta comercial no Instagram.

Passo 07: Assim como em uma fanpage, é preciso selecionar qual categoria melhor representa o seu negócio. Caso opte pelo perfil de figura pública, é possível exibir o rótulo na sua bio do perfil.

Passo 08: Tudo certo? Ao clicar no campo “mudar para conta comercial”, você precisará confirmar algumas informações da sua conta.

Atenção: não esqueça de fazer a integração da sua comercial do Instagram com a página profissional da sua empresa no Facebook.
É muito importante fazer essa configuração, afinal, é por meio do gerenciador de negócios do Facebook que você poderá criar anúncios e campanhas para o perfil de Instagram comercial da sua empresa e terá acesso à várias informações.
Por que ter uma conta comercial no Instagram?
Criar um perfil de Instagram comercial é ter um mundo de possibilidades para alavancar a presença digital do seu negócio em uma rede com enorme potencial de engajamento, relacionamento com o público e conversão.
Ao contrário de uma conta pessoal, a comercial oferece uma série de recursos para as empresas utilizarem de forma estratégica, tais como:
• Acesso às estatísticas e métricas de alcance, visualizaçõe, views, cliques, interações, respostas e muito mais;
• Conhecimento de informações mais aprofundadas do público da sua página e das próprias atividades dos seguidores;
• Acesso aos dados demográficos dos seguidores, com informações como gênero, localização, idade e país.
Ou seja: criar um perfil comercial no Instagram é algo que pode impulsionar sua estratégia e te oferecer vários insights em relação à entrega do conteúdo, ao desempenho das publicações, ao comportamento dos seguidores e outras informações relevantes.
Você poderá descobrir a quantidade de posts salvos por usuários, número de visualizações e interações nos stories, quantidades de cliques no link para o site e, consequentemente, ter mais conhecimento sobre seu público e base para planejar as ações da sua marca.

2. Bio persuasiva
Com a conta devidamente configurada, é preciso descrever o seu negócio na bio do Instagram.
A descrição não deve deixar dúvidas sobre o segmento em que sua loja atua e os produtos que você oferece.
Após selecionar a categoria do seu negócio no Instagram e configurar o seu perfil para conta comercial, é hora de dar vida para essa rede social, deixando-a com a cara da sua loja e um dos passos mais importantes nessa etapa é a criação da bio do Instagram.
Afinal, como criar uma descrição perfeita do seu negócio em poucas palavras e impactar o visitante em poucos segundos?
Essa tarefa pode parecer simples, mas é um desafio e tanto e sem dúvidas, deixará a primeira impressão do seu negócio na cabeça dos seus clientes e parceiros em potencial.
Listamos algumas informações relevantes para te ajudar a construir uma bio persuasiva para o Instagram do seu negócio. Olha só:
• Nome da empresa;
• Nicho de atuação;
• Endereço;
• Descrição curta do negócio;
• Links de site, redes sociais e canais estratégicos;
• Telefone de contato;
• E-mail;
• Hashtags relevantes;
• Chamadas para ação, entre outras.
⚠️Importante: A bio do Instagram tem um limite de 150 caracteres. Portanto, vale fazer um exercício na hora de criar a sua.
Use e abuse dos recursos extras que podem ser configurados no menu “editar perfil” da sua bio.
Ao clicar neste link, você pode configurar um botão de ação para direcionar os leads que visitam seu Instagram para o site da sua empresa, seu blog ou até mesmo para aplicativos.
Caso sua loja tenha e-commerce, é importante incluir o link da loja virtual na bio. Se precisar agregar múltiplos links, experimente recorrer a ferramentas como Linktree.

3. Use hashtags
As hashtags são a principal forma de indexação de conteúdo no Instagram. Em outras palavras é uma forma de categorizar conteúdos referentes a um mesmo tópico.
Quando bem utilizada, essa ferramenta pode atrair novos seguidores até sua página e ajudar a alavancar o número de vendas.
Se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, por exemplo, verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado. Ao fazer a pesquisa por hashtags todos os conteúdos que usaram a hashtag aparecem em um feed especial para você.
Para isso, pesquise as principais hashtags usadas no seu nicho de mercado e adicione-as ao seus posts. Se estiver com dificuldade, experimente utilizar o site Tags Finder.
Desta forma, as pessoas que seguem a hashtag poderão visualizar o post e chegarão até o seu perfil com maior facilidade. Se a página oferecer conteúdos de valor, fotos de qualidade e descrições completas, é possível que você ganhe um cliente.
Dicas de como usar as hashtags:
- Não polua sua legenda com #’s
O que queremos dizer com “não poluir a legenda”? Há dois pontos principais:
Se o seu tema é feito de uma frase, não use uma # para separar as palavras.
Se você fizer isso, além de deixar o visual poluído e dificultar a leitura, o termo perde o sentido e inviabiliza que seu público te encontre.
Para resolver o problema da leitura, você pode usar letras maiúsculas e minúsculas. #BemAssimÓ.
Vale lembrar que o Instagram permite até 30 hashtags por post, mas é recomendado usar o recurso com moderação.
- Tenha coerência
Uma das principais dicas sobre como usar hashtag no Instagram é buscar pelos temas que tenham relação com a marca e o post que está sendo veiculado.
Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo.
Pense bem: se o seu post é sobre Calçados de Segurança e você usa #Love, qual a chance de um técnico de segurança buscar por #Love para encontrar um conteúdo sobre códigos e tendências da área?
Percebeu como não faz sentido?
Dessa forma, ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente e positiva, você atrai o público errado.
É claro que você pode também buscar pelas hashtags populares (que têm, aproximadamente, entre 500 mil e um milhão de publicações). Mas, elas precisam, ainda assim, ter relação com o assunto tratado naquele post.
Porém, lembre-se de não exagerar nas hashtags! O conteúdo fica visualmente feio e ainda pode atrair o público errado.
- Use o buscador do Instagram
Antes de começar a lotar seu post com as # que você acha que são ideais para o tema do conteúdo, faça uma busca simples no Instagram, na lupa do aplicativo ou no site.
Coloque-se no lugar do seu público e busque pelo tema normalmente. Irá aparecer diversas hashtags relacionadas com a palavra que pesquisou.
Veja se os termos batem com as # que você havia pensado e se os resultados são bons. Se sim, boa! Se não, basta se adequar.
- Use ferramentas para ideias de hashtags
Algumas ferramentas podem ajudar na hora que você ficar sem ideia do que colocar como # no post.
O Hashtag Generator é uma delas. Ao procurar uma palavra-chave específica, ele te dá várias outras opções de hashtags similares e relacionadas com o termo.
Além disso, Leetags é um aplicativo muito útil para a geração de hashtags otimizadas em seu Instagram.
Também temos Display Purposes, uma ferramenta ótima para encontrar ideias de hashtags e obter insights sobre seu perfil na rede.
Junte esses recursos com a própria busca do Instagram e melhore ainda mais sua estratégia!
- Crie sua própria hashtag
Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo?
Pois bem! Trate de criar a hashtag da sua marca e comece a espalhar por todas as suas redes sociais.
Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta.
Além disso, você pode lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag.
- Cuidado com as hashtags genéricas
Um dos erros na hora de usar hashtag no Instagram é escolher termos muito genéricos para # do post.
Mesmo que seja uma # bastante popular, você pode correr o risco de atrair apenas likes desqualificados para sua postagem ou até mesmo seguidores com contas falsas.
O que não é o seu objetivo, certo? Afinal, você quer atrair seguidores engajados e que tenham tudo a ver com a marca!
- Use hashtag nos seus Stories
Não esqueça de usar hashtags nos Stories também!
Além do feed com posts da respectiva hashtag, no Instagram também são exibidos stories para quem visualiza uma hashtag.
⚠️ Atenção: Utilizar sempre no final da legenda.

4. Use a função "Loja"
A função de compras do Instagram permite que marcas façam contas comerciais na rede social para anunciar produtos e vendê-los dentro da plataforma.