• Estival Shoes

Como vender calçados Estival pelo Instagram?

Veja dicas para montar uma "loja" na rede social e impulsionar seu negócio.


A rede social, que conta com um recurso para compras direto na plataforma, é especialmente útil para pequenos e médios negócios que precisam maximizar seu alcance.


A seguir, confira 9 dicas importantes para montar uma loja no Instagram.


Ergonomia Estival

1. Tenha um perfil comercial


O primeiro passo para vender no Instagram é criar um perfil comercial.


Contas comerciais permitem analisar métricas como alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil.


Também é possível obter dados sobre o público que segue a página, incluindo localização, gênero, idade, faixa etária e períodos de maior atividade na plataforma. Donos de perfis business podem, ainda, promover posts.


Não sabe como tornar sua conta comercial? Veja abaixo:


Passo 01: Faça login no seu perfil do Instagram. Na sequência, clique na caixa com três risquinhos que fica do lado direito da tela.

Passo 02: Na tela seguinte, toque na aba de configurações.

Passo 03: No menu que será aberto, clique em conta.

Passo 04: Clique na opção “mudar para conta comercial” ou cadastrar-se para uma conta comercial caso deseje criar um perfil de Instagram para sua marca do zero.

Passo 05: Hora de configurar sua conta com a opção que melhor descreve a sua marca. Em um perfil de Instagram comercial, você pode optar entre criador de conteúdo ou empresa.

Passo 06: Fez sua escolha? Preencha as informações da tela. Você provavelmente será direcionado para a área de login no Facebook após fazer isso e poderá vincular essa rede com sua conta comercial no Instagram.

Passo 07: Assim como em uma fanpage, é preciso selecionar qual categoria melhor representa o seu negócio. Caso opte pelo perfil de figura pública, é possível exibir o rótulo na sua bio do perfil.

Passo 08: Tudo certo? Ao clicar no campo “mudar para conta comercial”, você precisará confirmar algumas informações da sua conta.

Atenção: não esqueça de fazer a integração da sua comercial do Instagram com a página profissional da sua empresa no Facebook.


É muito importante fazer essa configuração, afinal, é por meio do gerenciador de negócios do Facebook que você poderá criar anúncios e campanhas para o perfil de Instagram comercial da sua empresa e terá acesso à várias informações.


Por que ter uma conta comercial no Instagram?


Criar um perfil de Instagram comercial é ter um mundo de possibilidades para alavancar a presença digital do seu negócio em uma rede com enorme potencial de engajamento, relacionamento com o público e conversão.


Ao contrário de uma conta pessoal, a comercial oferece uma série de recursos para as empresas utilizarem de forma estratégica, tais como:


• Acesso às estatísticas e métricas de alcance, visualizaçõe, views, cliques, interações, respostas e muito mais;

• Conhecimento de informações mais aprofundadas do público da sua página e das próprias atividades dos seguidores;

• Acesso aos dados demográficos dos seguidores, com informações como gênero, localização, idade e país.


Ou seja: criar um perfil comercial no Instagram é algo que pode impulsionar sua estratégia e te oferecer vários insights em relação à entrega do conteúdo, ao desempenho das publicações, ao comportamento dos seguidores e outras informações relevantes.


Você poderá descobrir a quantidade de posts salvos por usuários, número de visualizações e interações nos stories, quantidades de cliques no link para o site e, consequentemente, ter mais conhecimento sobre seu público e base para planejar as ações da sua marca.




2. Bio persuasiva


Com a conta devidamente configurada, é preciso descrever o seu negócio na bio do Instagram.


A descrição não deve deixar dúvidas sobre o segmento em que sua loja atua e os produtos que você oferece.


Após selecionar a categoria do seu negócio no Instagram e configurar o seu perfil para conta comercial, é hora de dar vida para essa rede social, deixando-a com a cara da sua loja e um dos passos mais importantes nessa etapa é a criação da bio do Instagram.


Afinal, como criar uma descrição perfeita do seu negócio em poucas palavras e impactar o visitante em poucos segundos?


Essa tarefa pode parecer simples, mas é um desafio e tanto e sem dúvidas, deixará a primeira impressão do seu negócio na cabeça dos seus clientes e parceiros em potencial.


Listamos algumas informações relevantes para te ajudar a construir uma bio persuasiva para o Instagram do seu negócio. Olha só:


• Nome da empresa;

• Nicho de atuação;

• Endereço;

• Descrição curta do negócio;

• Links de site, redes sociais e canais estratégicos;

• Telefone de contato;

• E-mail;

• Hashtags relevantes;

• Chamadas para ação, entre outras.


⚠️Importante: A bio do Instagram tem um limite de 150 caracteres. Portanto, vale fazer um exercício na hora de criar a sua.


Use e abuse dos recursos extras que podem ser configurados no menu “editar perfil” da sua bio.


Ao clicar neste link, você pode configurar um botão de ação para direcionar os leads que visitam seu Instagram para o site da sua empresa, seu blog ou até mesmo para aplicativos.


Caso sua loja tenha e-commerce, é importante incluir o link da loja virtual na bio. Se precisar agregar múltiplos links, experimente recorrer a ferramentas como Linktree.



3. Use hashtags


As hashtags são a principal forma de indexação de conteúdo no Instagram. Em outras palavras é uma forma de categorizar conteúdos referentes a um mesmo tópico.


Quando bem utilizada, essa ferramenta pode atrair novos seguidores até sua página e ajudar a alavancar o número de vendas.


Se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, por exemplo, verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado. Ao fazer a pesquisa por hashtags todos os conteúdos que usaram a hashtag aparecem em um feed especial para você.


Para isso, pesquise as principais hashtags usadas no seu nicho de mercado e adicione-as ao seus posts. Se estiver com dificuldade, experimente utilizar o site Tags Finder.


Desta forma, as pessoas que seguem a hashtag poderão visualizar o post e chegarão até o seu perfil com maior facilidade. Se a página oferecer conteúdos de valor, fotos de qualidade e descrições completas, é possível que você ganhe um cliente.


Dicas de como usar as hashtags:

- Não polua sua legenda com #’s

O que queremos dizer com “não poluir a legenda”? Há dois pontos principais:

#Não #Separe #Frases!


Se o seu tema é feito de uma frase, não use uma # para separar as palavras.


Se você fizer isso, além de deixar o visual poluído e dificultar a leitura, o termo perde o sentido e inviabiliza que seu público te encontre.


Para resolver o problema da leitura, você pode usar letras maiúsculas e minúsculas. #BemAssimÓ.


Vale lembrar que o Instagram permite até 30 hashtags por post, mas é recomendado usar o recurso com moderação.


- Tenha coerência


Uma das principais dicas sobre como usar hashtag no Instagram é buscar pelos temas que tenham relação com a marca e o post que está sendo veiculado.


Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo.


Pense bem: se o seu post é sobre Calçados de Segurança e você usa #Love, qual a chance de um técnico de segurança buscar por #Love para encontrar um conteúdo sobre códigos e tendências da área?


Percebeu como não faz sentido?


Dessa forma, ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente e positiva, você atrai o público errado.


É claro que você pode também buscar pelas hashtags populares (que têm, aproximadamente, entre 500 mil e um milhão de publicações). Mas, elas precisam, ainda assim, ter relação com o assunto tratado naquele post.


Porém, lembre-se de não exagerar nas hashtags! O conteúdo fica visualmente feio e ainda pode atrair o público errado.


- Use o buscador do Instagram


Antes de começar a lotar seu post com as # que você acha que são ideais para o tema do conteúdo, faça uma busca simples no Instagram, na lupa do aplicativo ou no site.


Coloque-se no lugar do seu público e busque pelo tema normalmente. Irá aparecer diversas hashtags relacionadas com a palavra que pesquisou.


Veja se os termos batem com as # que você havia pensado e se os resultados são bons. Se sim, boa! Se não, basta se adequar.

- Use ferramentas para ideias de hashtags

Algumas ferramentas podem ajudar na hora que você ficar sem ideia do que colocar como # no post.


O Hashtag Generator é uma delas. Ao procurar uma palavra-chave específica, ele te dá várias outras opções de hashtags similares e relacionadas com o termo.


Além disso, Leetags é um aplicativo muito útil para a geração de hashtags otimizadas em seu Instagram.


Também temos Display Purposes, uma ferramenta ótima para encontrar ideias de hashtags e obter insights sobre seu perfil na rede.


Junte esses recursos com a própria busca do Instagram e melhore ainda mais sua estratégia!

- Crie sua própria hashtag

Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo?


Pois bem! Trate de criar a hashtag da sua marca e comece a espalhar por todas as suas redes sociais.


Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta.


Além disso, você pode lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag.


- Cuidado com as hashtags genéricas

Um dos erros na hora de usar hashtag no Instagram é escolher termos muito genéricos para # do post.


Mesmo que seja uma # bastante popular, você pode correr o risco de atrair apenas likes desqualificados para sua postagem ou até mesmo seguidores com contas falsas.


O que não é o seu objetivo, certo? Afinal, você quer atrair seguidores engajados e que tenham tudo a ver com a marca!

- Use hashtag nos seus Stories

Não esqueça de usar hashtags nos Stories também!


Além do feed com posts da respectiva hashtag, no Instagram também são exibidos stories para quem visualiza uma hashtag.


⚠️ Atenção: Utilizar sempre no final da legenda.




4. Use a função "Loja"


A função de compras do Instagram permite que marcas façam contas comerciais na rede social para anunciar produtos e vendê-los dentro da plataforma.


É possível acessar os itens à venda no Instagram a partir da opção "Loja" na aba Explorar, disponível no app para iPhone (iOS) e Android do aplicativo.


Os anúncios fornecem link para o site de pagamento e informações como cor, tamanho e preço.


O Instagram ainda apresenta funções como compartilhar os posts de vendas com amigos via Direct ou salvar qualquer anúncio para mais tarde, montando assim uma lista de desejos no perfil.


Confira, no tutorial a seguir, como usar a loja do Instagram para fazer compras online.


- Confirme a sua qualificação


Se a sua empresa cumprir todos esses requisitos, você estará qualificado e poderá configurar o recurso Compras no Instagram, são eles:


• Estar localizada em um mercado disponível;

• Ter um produto qualificado;

• Estar em conformidade com o acordo de vendedor e as politicas comerciais da plataforma;

• Ter um domínio de site no qual você pretende vender.


Será preciso tornar o perfil em conta comercial e vincular a sua página do Facebook.

- Carregue o seu catalogo de produtos

O recurso Compras no Instagram é desenvolvido com o seu catálogo de produtos.


A maneira mais fácil de conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram, é pelo Gerenciador de catálogos através do Gerenciador de Negócios do Facebook.


Caso você não saiba mexer no Gerenciador de Negócios do Facebook procure alguém ou agência para te auxiliar.


- Faça a análise da conta


Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise. Normalmente, as análises de conta levam alguns dias, mas às vezes podem demorar mais.


• Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;

• Selecione “Configurações”;

• Cadastre-se para o recurso “Compras”;

• Siga as etapas para enviar sua conta para análise;

• A qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.


Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site.


Se você receber essa notificação, siga as etapas para concluir o processo verificação de domínio para enviar sua conta para análise.


Habilite o modo compras no perfil do Instagram


Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar os recursos Compras.


Caso você não encontre a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso compras no Instagram.


• Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;

• Selecione “Configurações”;

• Toque em “Empresas” e em “Compras”;

• Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;

• Selecione “Concluir”.


Marque os seus produtos na loja do Instagram


Agora, que você já fez a parte trabalhosa é só criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.


A opção de marcação aparece em lugares diferentes:


posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;

posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de stickers.


Boas práticas para o Shopping no Instagram


De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que quem pretende aproveitar a feature deve seguir. Veja:


• Crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;

• Marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar;

• DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);

• Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;

• Tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.



5. Aproveite os Stories


O Instagram Stories é uma ferramenta muito útil para gerar engajamento entre a marca e os seguidores. Segundo um levantamento da empresa Social Bakers, o uso de Stories de forma comercial cresceu 21% de 2018 a 2019.


O sucesso se deve, em grande parte, ao formato dinâmico da ferramenta, que permite criar uma relação mais próxima com o consumidor.


Aproveite os stickers dos Stories, como os de perguntas, enquetes e testes, para criar conteúdos interativos. Outra dica é utilizar o espaço para mostrar os bastidores do negócio, quem compõe a equipe e outros momentos descontraídos.


Vale citar que, se a sua conta tiver mais de 10 mil seguidores, você pode atrelar o link de um produto aos Stories – o famoso recurso "arrastar para cima".



6. Responda DMs e interaja com os seguidores


Um bom atendimento é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização do consumidor. Por isso, lembre-se de checar a caixa de mensagens e responder os clientes com o máximo de agilidade possível.


Vale lembrar que, além de permitir um contato mais direto com o comprador, o espaço das Direct Messages (DMs) suporta o envio de links, recurso estratégico para redirecionar o cliente ao site do negócio.


Para consolidar a marca no Instagram, é importante também interagir com os seguidores. Aproveite os comentários para conversar com o cliente e construir um relacionamento com ele. Outra dica válida é repostar, na sua própria página, os Stories que os consumidores publicam com o seu produto. Com isso, você reconhece o cliente e mostra aos demais seguidores que vale a pena investir na sua marca.



7. Ofereça os calçados via DM (Direct Messages)


Uma boa tática é vender os calçados pelo Direct do Instagram.


As legendas das postagens não suportam link clicáveis, mas as mensagens pelo Direct aceitam links.


Aproveite e ofereça os produtos para pessoas que você considere cliente em potencial.


Cuidado para não exagerar na quantidade de mensagens enviadas. O Instagram pode bloquear seu envio considerando SPAM.



8. Faça parceria com influenciadores


Conseguir parcerias no Instagram é uma estratégia fundamental para quem está em busca de novos seguidores ou quer alcançar uma boa visibilidade para sua marca.


Veja abaixo 4 pontos importantes:


1. Estabeleça motivos para a parceria: Em primeiro lugar, é sempre importante definir objetivos claros.

Por qual razão você pretende começar uma nova parceria? Aumentar o número de seguidores? Divulgar sua marca? Atrair novos clientes?

Como você pode ver, existem inúmeros benefícios que uma parceria pode acrescentar à sua estratégia e quanto mais específico você for, mais chances tem de alcançar a sua meta.

2. Encontre um influenciador com valores alinhados aos da marca: Por mais famoso que seja um influenciador, muitas vezes, ele pode não ter nada a ver com aquilo que a sua marca oferece. Se a sua marca defende, por exemplo, um mundo mais sustentável, ecologicamente correto e justo, ir atrás de um influencer que apoia o desmatamento só vai queimar o seu filme.

3. Defina um briefing claro: Depois de definir os objetivos da nova parceria e escolher o influencer ideal para a sua estratégia, é hora de estruturá-la.

Então, não se esqueça de produzir um briefing com as principais informações sobre o trabalho que precisa ser feito.


4. Divulgue sua campanha: Depois de pronta, só resta divulgar a sua campanha para todo mundo poder acompanhar em primeira mão. Você pode anunciar no seu site ou blog, além de compartilhar em todas as suas redes sociais, incluindo o link para conferirem a novidade no seu Instagram. Não esqueça de divulgar também nos Stories!



9. Faça sorteios


Fazer um sorteio é uma das estratégias para ganhar seguidores no Instagram mais eficazes.


Mas para isso, você vai precisar de um aplicativo, caso contrário pode correr o risco de gerar problemas para a sua audiência.


Para que você saiba escolher o aplicativo certo, fizemos um artigo mostrando quais as melhores opções.


Veja aqui os 13 melhores aplicativos para fazer sorteios no Instagram.


Além do aplicativo certo, você precisa saber o que sortear. Para fazer o sorteio certo, vamos deixar algumas dicas importantes:

  • Deixe bem claro as regras do sorteio quando fizer um post sobre ele. Diga aquilo que vai ser sorteado, quais as regras e durante quanto tempo dura

  • Escolha o produto certo que vai sortear. Se você vende artesanato, por exemplo, não sorteie um iPhone! Sorteie algo relacionado ao seu negócio

  • Tenha sempre uma data de início e de fim para o sorteio

  • Quando for sortear o vencedor, faça isso de forma público para todos saberem que aquele vencedor foi autêntico. Recomendo você a fazer isso numa transmissão ao vivo ou num vídeo

  • Não faça demasiado sorteios. Os sorteios são bons para você gerar audiência e engajamento, mas se fizer em demasia, vai acabar atraindo apenas fãs vazios para seu negócio

  • Lembre-se de seguir as diretrizes do Instagram. Caso não cumpra as regras, a sua conta pode ser excluída. Confira as regras de sorteios neste link.


10. Tenha uma identidade visual coerente


A identidade visual é um fator forte, já que essa rede social é muito conhecida por seu foco em imagens e vídeos. Para atrair novos seguidores no Instagram, você precisa de uma identidade coerente que transmita a mensagem que você quer.


Só para ilustrar, incoerência visual é você sair na rua e ver uma loja de brinquedos toda em tons de cinza, preto e branco. Não faz sentido já que essas corres não transmitem a alegria das crianças e você dificilmente entraria para comprar algo para seu filho, por exemplo.


Uma forma de evitar essa falta de conexão é variar as cores usadas ao longo do feed, por exemplo.


Veja algumas dicas para melhorar sua identidade visual no Insta:

  • Organize seu feed: você pode usar apps de organização como o Preview;

  • Procure utilizar sempre o mesmo filtro nas fotos;

  • Use a paleta de cores da sua identidade visual no feed;

  • Nas fotos, dê destaque ao produto e crie cenários interessantes.


11. Poste com frequência


Para conquistar mais seguidores no Instagram, não há saída: você precisa estar presente na rede social.


Quanto mais você posta, mais o algoritmo entrega o seu conteúdo. Dessa forma, não fique muito tempo sem postar, pois isso só vai resultar na queda do seu engajamento.


Além disso, poste nos horários e dias que funcionam mais para você. Você pode ver quais são eles através da ferramenta de analytics do Instagram: o Instagram Insights.


Coloque as dicas em prática e impulsione seu negócio!


Boas vendas!


3 visualizações0 comentário

Entre em contato

NOSSA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA TE ATENDER

ESTIVAL Importação & Exportação Ltda

Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2580 - Distrito Industrial - Franca/SP - CEP: 14.406-075 - Tel.: 16 3713 7300

Estival GmbH

Lindberghstrasse 5 – 40764 – Langenfeld – Germany 
Phone: + 49 2173 8549150 / Fax: + 49 2173 977937

Televendas:

0800-3407300

Depto Comercial:

+55 16 3713 7300

E-mail:

estival@estivalshoes.com

© 2020 Estival Importação & Exportação LTDA. Copyright - Todos os direitos reservados.