• Estival Shoes

As 5 montadoras mais antigas do mundo

Desde a fundação da Estival em Dusseldorf na Alemanha, a ligação dos nossos calçados de segurança com as montadoras de automóveis tem sido estreita e de muita harmonia.


Atualmente são produzidos aproximadamente 60 milhões de automóveis por ano. De carros de luxo a utilitários. De marcas europeias a asiáticas. Vemos inúmeras marcas e modelos de carros nas ruas todos os dias.



No Brasil a industria automobilística teve início em 1956 com a fabricação da Romi-Isetta pelas Indústrias Romi S/A em Santa Barbara d'Oeste no interior de São Paulo.


No mesmo ano a Vemag lançou no mercado uma camioneta derivada da família F91 feita pela DKW, montada no Brasil. Já em 1958 começou a produzir peruas e sedãs da família F94 também da DKW.


Também produziu uma versão 'abrasileirada' do jipe Munga e, nos anos 1960, encomendou uma carroceria refinada aos Fissore, da Itália, e a montou sobre a mecânica DKW


No ano de 1969 foi fundada pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel a primeira montadora genuinamente brasileira, a Gurgel Motores S/A. Que teve seus veículos comercializados durante 27 anos.


Mas você sabe quais são as montadoras mais antigas do mundo?


Não?


Então continue lendo e descubra.



5. Rolls-Royce


Se você é amante de carros de luxo, com certeza já ouviu falar da marca Rolls-Royce.

Caso não seja tão ligado ao mercado automobilístico mas já acompanhou a posse presidencial, certamente reparou o carro antigo que sempre transporta o novo Presidente da República e sua primeira dama durante o evento de posse.


Trata-se do modelo Rolls-Royce Silver Wraith fabricado em 1952, na Inglaterra, e transportado por navio de Londres para o Rio de Janeiro, capital brasileira na época, no ano seguinte. Desde então, pertence à Presidência da República e conduziu TODOS os presidentes do Brasil.



Fundada em 1906 por Henry Royce e Charles Rolls, a Rolls-Royce é uma das marcas de carros de luxo mais bem sucedidas do mundo.


Seu modelo de estreia rapidamente conquistou o público da época, o famoso Silver Ghost, considerado o melhor carro do mundo.


Só para se ter ideia, o Silver Ghost realizou 27 vezes a viagem entre Londres e Glasgow, percorrendo consecutivamente incríveis 14.371 milhas (equivalente a 23.128 km) e batendo o recorde de viagem mais longa sem paragens num carro fiável e confortável.


A Rolls-Royce, adquirida pela BMW, continua a ser um dos fabricantes de carros mais respeitados do mundo. 


Detalhe, os automóveis da Rolls-Royce são produzidos somente por encomenda, que demoram em média 6 meses para ser entregue.


Apesar de ter sua produção limitada, a Rolls-Royce anunciou um total de 4.107 carros entregues aos clientes em 2018 batendo o recorde de vendas da marca nos seus 115 anos de história que era de 3.357 carros em 1978.



4. Ford


Criado pelo enigmático Henry Ford em 1886, o primeiro modelo com motor de quatro cavalos daria início a gigantesca Ford em 1903.


Curiosamente o que fez com que a Ford fosse tão admirada na época não era a potência e muito menos o design dos seus carros, mas sim a forma que os produzia em suas linhas de montagem.


Henry Ford, para racionalizar, acelerar o trabalho em sua fábrica e produzir veículos em massa, somou várias experiências bem sucedidas e estabeleceu a velocidade ideal com a qual o operário deveria executar determinado serviço.



Este tipo de produção fazia com que os carros tivessem uma produção mais barata e eram vendidos a um preço mais baixo, permitindo a centenas de milhares de americanos terem um carro pela primeira vez e viajar longas distâncias de forma independente.


A produção do modelo T libertou muitos americanos, que anteriormente não tinham dinheiro para viajar, e revolucionou, não apenas a forma como os carros eram fabricados, mas também a importância que tinham na sociedade. 


Hoje a Ford é uma das montadoras mais bem sucedidas do mundo e dona do modelo Ford Mustang, um dos modelos de carro mais emblemáticos e desejados do planeta.


Em 2018 a Ford comercializou no mundo 4.324.019 de unidades de seus veículos.



3. Fiat


A Fiat (Fabbrica Italiana di Automobili-Torino), é a maior marca de automóveis da Itália e uma das maiores do mundo, foi fundada em 1899.


Porém somente na década de 1910 Giovanni Agnelli, então diretor geral da companhia, visitou a fábrica de Henry Ford nos EUA e ficou tão impressionado com a linha de produção que, quando voltou a Itália, implantou o mesmo sistema na Fiat.


Esta nova forma de produzir o carro italiano levou à criação da fábrica Lingotto, que também é muito conhecida pela grandiosa pista oval de testes que tem no seu telhado.  


Só para se ter noção da força do grupo e da sua influencia no mercado automobilístico, o Grupo Fiat é dono de marcas como Abarth, Alfa Romeo, Ferrari, Fiat, Lancia, Maserati, Iveco, Autobianchi, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram e Fyber.



2. Vauxhall Motors


De fabricante de bombas e motores marítimos, a emblemática Vauxhall foi fundada no ano de 1857 por Alexander Wilson em Londres.


A Vauxhall começou a produzir motores a gasolina em 1894, quando Wilson deixou a empresa. No entanto, o primeiro carro da Vauxhall foi fabricado com apenas um cilindro, duas marchas para frente e sem marcha ré, em 1903, chamado 6HP.


Hoje de posse do grupo PSA Peugeot-Citroën, a Vauxhall é conhecida pela fabricação e distribuição de automóveis em países onde a direção fica do lado direito do carro.



A empresa vende automóveis de passageiros e veículos comerciais leves sob a marca Vauxhall; no passado também vendeu ônibus e caminhões sob a marca Bedford.


Vauxhall tem sido uma das marcas quem mais vendem automóveis no Reino Unido.


1. Peugeot


Por ter entrado no mercado brasileiro somente na década de 1990, poucos sabem mas a Peugeot é a marca de automóveis mais antiga do mundo em atividade.


Fundada em 1803 por Jean-Pierre e Jean-Frédéric Peugeot, a marca tem origem em um moinho de cereais gerido pela família Peugeot e fabricava serras, tiras de aço e molas para a produção de relógios, antes de optar pelas bicicletas em 1830 e, eventualmente, pelos carros em 1882.


Em 1889 a Peugeot apresentou seu primeiro carro na feira mundial em Paris.


Revolucionário, o carro movido a vapor de três rodas é famoso, não apenas por ter sido destaque nessa feira, mas também por ser o primeiro carro francês a ser sido conduzido em terras italianas, em 1893, quando Gaetano Rossi encomendou o carro da França, em 1892, e pediu que fosse entregue em sua casa no norte de Itália no ano seguinte.


A Peugeot percorreu um longo caminho, tendo alcançado muitos feitos, e ainda continua a crescer.   



Embora poucas pessoas lembrem, a marca já fabricou bicicletas aqui no Brasil entre os anos de 1977 e 1982.


Na verdade quem fabricava era uma empresa chamada Almec, da cidade de Montes Claros, estado de Minas Gerais, que tinha 40% de seu capital pertencente à Cycles Peugeot.


A bike era a Peugeot 10, modelo baseado nas bicicletas de competição que concorria diretamente com a emblemática Caloi 10.


Com o avanço tecnológico, incetivos governamentais e investimento cada vez mais pesados na indústria automobilística outras marcas foram surgindo no decorrer dos anos como a General Motors, Volkswagen, Citroen, Jeep, Renault, entre outras.


Tivemos o prazer de inserir nossos calçados de segurança em algumas dessas empresas globais.


Gostou do post de hoje? Compartilhe em suas redes sociais.

0 visualização

Entre em contato

NOSSA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA TE ATENDER

ESTIVAL Importação & Exportação Ltda

Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2580 - Distrito Industrial - Franca/SP - CEP: 14.406-075 - Tel.: 16 3713 7300

Estival GmbH

Lindberghstrasse 5 – 40764 – Langenfeld – Germany 
Phone: + 49 2173 8549150 / Fax: + 49 2173 977937

Televendas:

0800-3407300

Depto Comercial:

+55 16 3713 7300

E-mail:

estival@estivalshoes.com

© 2020 Estival Importação & Exportação LTDA. Copyright - Todos os direitos reservados.