• Estival Shoes

Anatomia do Pé: Tipos de pés (Pé Plano).

O pé é uma parte do corpo extremamente importante para o ser humano, até porque é ele que sustenta o peso do corpo e auxilia para o deslocamento do mesmo.


Com a ajuda do nosso departamento técnico e equipe de desenvolvimento, elaboramos esse post sobre biomecânica com foco no pé plano.


Quer saber mais sobre o seu tipo de pé? Continue lendo.



Conheça os 2 tipos de pés


No post anterior falamos tudo sobre o pé cavo inclusive as dificuldades que pessoas com essa deformidade encontraram em suas rotinas diárias.


Veja também:

Anatomia do Pé: Tipos de pés (Pé Cavo)


Hoje falaremos sobre o pé plano.


Antes de mais nada veja abaixo a diferença entre o pé cavo e o pé plano:



Pé Plano


É comum ouvir o termo "pé chato".

Na verdade o pé chato, conhecido também como prono ou plano, é o pé com arco longitudinal medial baixo ou desabado que, ao ficar em pé, a planta do pé toque o chão por inteiro.


Caracterizado pela ilustração a direita na figura acima.


A maioria dos bebês apresentam pés planos, pelo fato de o arco ainda não estar desenvolvido e também por terem uma maior quantidade de gordura, dando uma impressão de aplanamento.


Com o crescimento, normalmente observa-se a mudança da forma dos pés, mas, às vezes, persiste até a idade adulta.


O pé chato pode ter como causa uma predisposição familiar ou ainda ser decorrente de um componente de hiperfrouxidão ligamentar.


Alguns casos podem estar relacionados à má formação óssea ou ao aparecimento de ossificações anômalas, nestes casos geralmente a pessoa apresentará dor nos pés, que se mostrarão mais evidentes na idade escolar.


Ao contrario do pé cavo, maioria das pessoas não sentem nenhuma dor relacionada ao pé plano.



Contudo, algumas crianças, apresentando hiperfrouxidão ligamentar, podem ter uma queixa de dor muscular nas pernas ou fadiga devida ao esforço.


O aparecimento ou a intensificação do aplanamento do pé na idade adulta pode ter como causa uma ruptura tendinosa, que pode traumática ou degenerativa (crônica), nestes casos a pessoa também apresentará dor local.


Não existe um parâmetro clínico ou radiográfico universalmente aceito para determinar quanto um arco deve ser rebaixado para se considerar um pé plano.


Apesar de a maior parte dos pés planos na população serem assintomáticos, uma grande parcela apresenta algum tipo de dor ou disfunção, acompanhada da avaliação clínica de pé plano.


Existem relatos em que pessoas afirmam que o pé aumentou de tamanho, outros que o pé rodou para fora e outros que relatam que o arco caiu.

Com tudo, o desenvolvimento do arco plantar normalmente ocorre entre os dois e os seis anos.


Os pais devem estar atentos no caso de dores recorrentes, piora da deformidade, posicionamento assimétrico dos pés, isto é, um pé é diferente do outro, ou dificuldade na realização de atividades desportivas.


Também deve-se atentar caso o pé plano surja apenas durante a idade escolar, pois este pode ser um sinal de uma barra óssea e é importante procurar auxílio médico ortopédico.



O mesmo deve ser feito caso o paciente adulto apresente uma mudança na forma de seu pé, pois pode ser um indício de outras condições de saúde.


Nesses casos, o diagnóstico de disfunção do tendão tibial posterior deve ser investigado.


Veja também:

Anatomia do Pé: Formação do pé humano


Nos próximos posts vamos falar mais sobre anatomia dos pés.


Fonte: Blog Fisioterapia e Blog Minha Vida

299 visualizações

Entre em contato

NOSSA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA TE ATENDER

ESTIVAL Importação & Exportação Ltda

Rua Geraldo Garcia do Nascimento, 2580 - Distrito Industrial - Franca/SP - CEP: 14.406-075 - Tel.: 16 3713 7300

Estival GmbH

Lindberghstrasse 5 – 40764 – Langenfeld – Germany 
Phone: + 49 2173 8549150 / Fax: + 49 2173 977937

Televendas:

0800-3407300

Depto Comercial:

+55 16 3713 7300

E-mail:

estival@estivalshoes.com

© 2020 Estival Importação & Exportação LTDA. Copyright - Todos os direitos reservados.