top of page
  • Foto do escritorEstival Shoes

A importância da Ergonomia na rotina de trabalho

Atualizado: 7 de mai. de 2019

A ergonomia previne a ocorrência de acidentes e doenças. Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados de maneira correta, contribuem para a diminuição do cansaço e tornam eficientes os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao indivíduo.


Quer saber mais sobre ergonomia? Continue lendo.


Ergonomia Estival

O que é Ergonomia?


Para começar vamos entender o que é ergonomia.


A ergonomia é a ciência que estuda o ajuste do trabalhador às condições laborais, numa tentativa de fazer com que o empregado permaneça confortável, seguro e produtivo no exercício de sua função.


Como consequência, a ergonomia também previne a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho. Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados de maneira correta, contribuem para a diminuição do cansaço, aumento de produtividade e tornam eficientes os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao trabalhador.

Para o empregador, a utilização correta das técnicas garante colaboradores e um meio ambiente favoráveis para a execução das tarefas, numa redução de gastos com afastamentos e reposições da mão de obra por problemas de saúde ou acidentes do trabalho.


O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Norma Regulamentadora (NR-17), orienta que toda empresa tenha uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), documento onde o profissional indica as melhorias que devem ser feitas para que o local atenda as condições mínimas de ergonomia.

Falar de ergonomia ainda é muito complexo para muitas pessoas e empresas. A falta de conhecimento sobre o assunto implica em baixa produtividade, afastamento da empresa e complicações para a saúde do trabalhador



Como aplicar corretamente a ergonomia nas empresas?


De modo geral, a ergonomia nas empresas pode ser aplicada de várias formas como ginástica laboral, intervalos regulares e rotatividade de tarefas, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com a função e carga horária do funcionário bem como a disposição adequada de mesas e cadeiras, equipamentos e demais itens utilizados na produção torna o empregado mais motivado para o trabalho diário.

Porém não se trata somente desses itens citados acima, pois a ergonomia é muito mais ampla e vai além do ambiente de trabalho, ela faz parte da vida de cada colaborador. Nesse sentido os calçados são de extrema importância.



Ergonomia aplicada aos calçados


É fato que a indústria fabricante de calçados, seja segurança ou casual, já passou pela fase da qualidade e do conforto.


Esses atualmente são requisitos essenciais.


Hoje o foco é a saúde dos pés do usuário, que por sua vez está se preocupando mais com a saúde e bem-estar do que há alguns anos atrás, o que nos leva diretamente a ergonomia.


Devido a miscigenação racial e as condições de cada região do país, 65% dos consumidores podem calçar, com relativo conforto, calçados feitos em forma comum e que o restante da população poderá sentir certo desconforto.


Isso se deve aos vários formatos de pés.


Veja também:

Anatomia do Pé: Tipos de pés (Pé Plano)

Anatomia do Pé: Tipos de pés (Pé Cavo)

Resultado de inúmeras pesquisas realizadas dentro e fora do país, os calçados da Estival proporcionam ao usuário, além de estilo e segurança, extremo conforto durante suas atividades diárias por suas características ergonômicas.

Entre vários aspectos, o solado dos calçados Estival conta com o grau de inclinação correto que além de evitar complicações na panturrilha e fêmur auxila na postura correta e contribui para melhor circulação sanguínea.

Flexibilidade, leveza e absorção de impactos também são fatores importantes para a ergonomia e saúde dos pés do trabalhador. O solado Estival conta com todos esses quesitos!


Além do solado, o cabedal (parte superior feita em couro, microfibra, etc) desempenha importante papel para o bem-estar do usuário.

Um belo exemplo são os calçados confeccionados em Microfibra Micro-E.



Uma das características da microfibra utilizada pela Estival na fabricação de seus modelos é controle térmico, ou seja, aliada a outras tecnologias ela contribui para dissipar o calor gerado no interior do calçado devido a sua característica respirável.


Além de tudo a Micro-E tem função de auto-modelagem. Essa tecnologia faz com que ela se adapte ao formato do pé do trabalhador oferecendo mais segurança e conforto.

Em outro post vamos falar um pouco mais sobre as características da Micro-E e outras tecnologias.

384 visualizações0 comentário
bottom of page